Oficina temática do refrigerante: problematizando os conceitos de ácidos e a visão sobre a química
Resumo
O presente estudo teve como objetivo investigar as contribuições da aplicação de uma Oficina Temática (OT) pelo PIBID Química/UEM. A oficina teve como tema o refrigerante no processo de desmistificação de concepções sobre ácidos; o refrigerante na problematização da visão sobre a química; e o refrigerante na relação da química com o cotidiano. Assim, foi desenvolvido a OT com alunos recém-ingressos do curso de Química Licenciatura e Bacharelado da Universidade Estadual de Maringá (UEM), durante uma atividade de boas-vindas aos calouros. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, possibilitando compreender que os alunos possuem visões distorcidas e descontextualizadas sobre ácidos e a química, podendoisso ser compreendido como reflexo da forma como a disciplina de química é ministrada durante as aulas. Todavia, podemos dizer que a OT gerou um conflito entre as ideias iniciais dos estudantes, o que oportunizou aos alunos construírem uma concepção mais contextualizada sobre o tema abordado.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/actio.v2n3.6856
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923