Pesquisa em ensino de astronomia para o ensino médio

Giselle Henequin Siemsen, Leonir Lorenzetti

Resumo


O presente estudo tem como objetivo analisar a pesquisa em Ensino de Astronomia para o Ensino Médio, desenvolvida em programas de Pós-Graduação. Para esta análise, foi utilizada uma abordagem do tipo “Estado da Arte”, a partir de trabalhos encontradas no Banco de Teses e Dissertações da Capes, voltados para o Ensino Médio. Foram averiguados, nesses documentos, principalmente a metodologia de pesquisa, o caráter disciplinar ou interdisciplinar, os conteúdos abordados e as relações estabelecidas a partir destes conteúdos. Com base nessa investigação, observou-se que todas as pesquisas são de Mestrado acadêmico ou profissional, com foco na sala de aula. Com relação aos conteúdos abordados, percebeu-se uma valorização da Física frente às demais disciplinas, com poucas relações com tópicos de outras áreas do conhecimento, indicando lacunas, principalmente quanto aos conteúdos de química. Desta forma, a maioria dos trabalhos são classificados como disciplinares, confrontando as orientações dos PCN e PCN+. Concluiu-se, então, que há a necessidade de um enfoque interdisciplinar mais sólidos nas pesquisas em Ensino de Astronomia para o Ensino Médio, considerando principalmente a inclusão de conteúdos de Química.

Palavras-chave


Ensino de Astronomia; Ensino Médio; Química

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/actio.v2n3.6838

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr