A experimentação investigativa no ensino de química: construindo uma torre de líquidos
Resumo
É extensa a literatura que aponta as razões das dificuldades de assimilação dos conceitos por parte dos alunos. A apresentação dos conceitos muitas vezes os torna abstratos e desvinculados da realidade, o que pode causar desinteresse em aprender. Assim, essa pesquisa tem por objetivo a aplicação de estratégias capazes de superar esse desinteresse, estimulando os alunos a se envolverem com a atividade, criando hipóteses e questionamentos sobre os fenômenos estudados. Para isso, utilizamos a prática investigativa. A atividade foi realizada em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio com base na metodologia proposta por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), os três momentos pedagógicos, denominados problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. A partir disso, pode-se verificar as dificuldades dos alunos no primeiro momento e estimulá-los a evoluir no segundo e terceiro momento, comprovando a importância dessa abordagem no Ensino de Química. Faz-se importante enfatizar que o professor deve ser incentivado e preparado para que as ações sejam efetivas no processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v3n1.6835
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923