Abordagem CTS e o conceito química verde: possíveis contribuições para o ensino de química

Amanda Magagnin Moreira, Joanez Aires Aparecida Aires, Leonir Lorenzetti

Resumo


O tema Meio Ambiente, cada vez mais é pauta de discussões, uma vez que a maioria dos problemas ambientais estão relacionados ao desenvolvimento científico-tecnológico. Este artigo tem por objetivo apresentar as contribuições trazidas pelos principais referenciais teóricos quanto a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e o conceito Química Verde (QV), para o ensino de química, por meio de uma revisão bibliográfica. Discute-se que a abordagem CTS, quando inserida no ensino de Química, pode proporcionar maior significado aos conteúdos, desenvolvendo a criticidade perante o desenvolvimento científico-tecnológico no contexto social. A QV, além de trazer nos seus princípios potenciais contribuições para minimizar os problemas ambientais, também oportuniza aos estudantes a criticidade, os tornando capazes de se posicionarem frente aos problemas relativos ao meio ambiente. A perspectiva ampliada neste estudo, busca a compreensão da relação que a abordagem CTS e o conceito QV podem ter quando abordado o tema Meio Ambiente.

 


Palavras-chave


Meio ambiente; CTS; Química Verde; Ensino de Química.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/actio.v2n2.6825

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr