Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental

Amanda Pini Semensate, Débora Piai Cedran

Resumo


O ensino de Ciências Naturais nos anos finais do Ensino Fundamental passou a ser obrigatório pela Lei n° 5.692/71, e mais especificamente, no nono ano se estuda a Química e a Física, como é orientado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs. Assim, as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores são de grande importância para que o ensino de ciências não seja uma dificuldade para os alunos alcançando os objetivos de ajudar a compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Dessa forma, a presente pesquisa, teve como finalidade, investigar as práticas de professores de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. 


Palavras-chave


Ensino de ciências; Formação docente; Práticas docentes.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/actio.v2n2.6819

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr