Avaliação escolar: contribuições da abordagem do tema na formação dos licenciandos em química

Wallace Alves Cabral, Andreia Francisco Afonso

Resumo


É nítida a dificuldade encontrada pela maioria dos docentes ao tratar do tema avaliação. Perante a necessidade e a importância desse tema na formação inicial (e continuada) de professores, é que essa pesquisa se propõe a compreender as concepções dos estudantes em Química – modalidade EaD – sobre o tema avaliação, bem como os deslocamentos dos seus discursos, a partir das atividades e avaliação realizadas. Para isso, ao longo do segundo semestre letivo de 2016 da UFJF, desenvolvemos tarefas e discussões em torno do tema proposto, na disciplina de Didática do Ensino de Ciências da Natureza. Apesar da necessidade de retomada e aprofundamento dessas questões durante a formação desses sujeitos, acreditamos que vivenciando e discutindo tal tema já na formação inicial, eles poderão, com maior pertencimento, incentivar tais ações na Educação Básica.


Palavras-chave


Avaliação; Formação de Professores; Química; EaD

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/actio.v2n1.6749

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr