Utilização do software scratch para a aprendizagem de lançamentos de projéteis e conceito de gravidade no ensino fundamental

Juliana Rodrigues dos Anjos, Savana dos Anjos Freitas, Agostinho Serrano de Andrade Neto

Resumo


A utilização de softwares e aplicativos no celular tem, cada vez mais, auxiliado em atividades didáticas, tendo em vista a rápida evolução dos recursos tecnológicos, e consequentemente o acesso aos mesmos. Neste trabalho, iremos mostrar como utilizar, de forma combinada, o software Scratch e o jogo Angry Birds Space para uma aprendizagem/ensino de lançamento de projéteis e sobre o conceito de gravidade e, como decorrência, introduzir programação no ensino fundamental. Como, no Brasil, o ensino de Física é predominantemente desenvolvido a partir do ensino médio, o aprendizado de Física no ensino fundamental, acaba ficando abandonado e este trabalho é uma tentativa de discutir atividades que podem ser realizados já neste nível de ensino. O trabalho foi fundamentado em um projeto do PIBID de Física da Universidade Luterana do Brasil.

Palavras-chave


Cinemática; Ensino de Física; Ensino Fundamental;

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/actio.v1n1.5004

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr