Educação científico-tecnológica mediada por dispositivos móveis e os desafios no escopo das tecnologias educacionais em rede
Resumo
A preocupação temática deste trabalho de pesquisa-ação educacional foi o desenvolvimento de atividades de estudo em ciência e tecnologia para dispositivos móveis. Nossas ações docentes têm sido vividas, na última década, tanto no âmbito da educação científico-tecnológica, como prioridade para a formação inicial de professores atuantes na educação básica brasileira, quanto na inserção das tecnologias da informação e comunicação com a mesma priorização formativa-profissional. Em ambos os contextos educacionais temos trabalhado com tecnologias educacionais em rede, em especial o ambiente virtual de ensino-aprendizagem, integrando as modalidades educacionais presencial e a distância. Nossas teorias-guia formam um pentágono teórico em torno da educação científico-tecnológica como prática da liberdade, movimento social do software livre, pesquisa-ação emancipatória, recurso educacional aberto e atividade de estudo. Guiados por elas construímos uma estratégia didático-metodológica para viabilizar o ensino-aprendizagem como prática para liberdade, mediada por tecnologias educacionais em rede, acessadas prioritariamente em dispositivos móveis. Nossos resultados de pesquisa-ação sinalizam inovações criativas, condutas colaborativas, produtivas e dialógico-problematizadoras dos sujeitos educacionais envolvidos, inclusive os autores deste trabalho. A conclusão essencial destas ações está centrada nos pares situações-limite e atos-limite, na perspectiva da educação científico-tecnológica como prática da liberdade mediada por tecnologias em rede, abertas e livres, no horizonte da conectividade e mobilidade.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/actio.v1n1.4733
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923