Plantas alimentícias: o que professores e alunos querem ensinar e aprender?

Flávia Martho Landinho, Fernanda Franzolin

Resumo


O conhecimento científico perpassa por diversos ecossistemas até atingir o ecossistema da sala de aula. Diante disso, este artigo teve como objetivo investigar quais elementos e conteúdos professores e alunos declaram considerar relevantes para estarem em um material didático sobre plantas alimentícias, e como essas sugestões podem ser aplicadas na elaboração de um material. Por isso, foram entrevistados três professores(as) de Ciências e seis alunos(as) de 11 a 14 anos. Esses dados foram analisados por meio da imersão nos dados, categorização, codificação e interpretação. Também foi realizado um esquema com as proposições para contemplar esses itens no material elaborado. Os entrevistados consideram importante, principalmente, ter no material o uso de imagens, glossários, estudo do meio, atividades envolvendo hortas, informações sobre cultivo, nomes científicos e populares, receitas, propriedades nutricionais e relatos de pesquisas sobre o assunto. Relataram ser possível dialogar com conteúdos curriculares como: botânica, saúde, corpo humano, biodiversidade, seres vivos e outros. No material, as sugestões foram complementadas inserindo aspectos da Natureza da Ciência, atividades investigativas e a abordagem evolutiva. Concluímos que foi possível inserir no material elementos que visam atender os anseios dos entrevistados. Os aspectos mencionados pelos entrevistados, assim como o exercício da esquematização de uma proposta de didatização, podem ser utilizados por pesquisadores e elaboradores de material didático da área.


Palavras-chave


Transposição didática; Ensino de Ciências; Material didático

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v10n2.19921

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2025 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr