Racismo ambiental: história e conceitos para o ensino de ciências
Resumo
Este texto discute o racismo ambiental como uma forma de violência sistemática que atinge minorias, afastando-as de sua relação com a natureza, provocando adoecimento e morte de maneiras complexas, baseando-se apenas em critérios raciais. O objetivo é refletir sobre o conhecimento produzido historicamente a respeito desse conceito em articulação com o Ensino de Ciências. Inicialmente, são analisadas as transformações históricas em torno da definição de racismo ambiental, destacando a presença da luta política da população negra para sua formulação, e a ausência velada da palavra racismo dentro dos estudos para a justiça ambiental. No contexto brasileiro, a análise se apoia no conceito de necropolítica para evidenciar que as heranças coloniais e o mito da democracia racial brasileira apagam o racismo em nossa sociedade, e isso se reflete em uma Educação Ambiental em que as questões raciais também estão ausentes. Parte-se da hipótese de que tanto as principais vertentes da Educação Ambiental quanto as abordagens CTSA (Ciência- Tecnologia-Sociedade-Ambiente) e sóciocientíficas não reconhecem o racismo como elemento central para pensar o Ensino de Ciências e questões ambientais. Diante disso, este ensaio propõe a incorporação de perspectivas negras e ancestrais como caminhos para contribuir com a reflexão sobre a temática na formação de educadoras e educadores das ciências.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v10n2.19577
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Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
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Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923