Formação maker de professores: competências desenvolvidas via engenharia didática

Luiz Paulo Fernandes Lima, Daniel Brandão Menezes, Francisco Herbert Lima Vasconcelos

Resumo


O artigo aborda a formação de professores da educação básica em atividades makers, uma exigência do Ministério da Educação, conforme legislação, especialmente a resolução CNE/CP Nº 1, de 27 de outubro de 2020, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC – Formação Continuada). O estudo objetiva analisar as competências e habilidades makers desenvolvidas em professores de física e matemática através de uma formação embasada na Engenharia Didática. Trata-se de uma pesquisa-ação que foi conduzida com sete professores no Centro de Excelência em Políticas Educacionais (CEnPE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), no final de 2023, tendo como metodologia de pesquisa os quatro passos da Engenharia Didática, orientando o processo formativo, a coleta e a análise de dados. Dentre os resultados, destacamos o desenvolvimento das competências e habilidades adquiridas nos processos de modelagem, que integra a cultura digital através do uso das ferramentas do FabLab, em que os professores demonstraram pensamento científico, crítico e criativo durante o desenvolvimento e a fabricação de produtos educacionais, além de apresentaram boa comunicação, empatia e cooperação, que foram essenciais nos processos criativos, contribuindo com considerações relevantes para o sucesso das atividades makers.


Palavras-chave


Engenharia Didática de Formação. Cultura Maker. Modelagem Computacional. Fabricação Digital.

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v9n3.19194

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    Texto em português, espanhol, inglês e francês
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    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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