Modelagem matemática e educação infantil: entendimentos de estudantes de formação de docentes, nível médio, participantes de um curso

Cibelli Batista Belo, Tania Teresinha Bruns Zimer

Resumo


Neste artigo aborda-se parte de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo é evidenciar os entendimentos dos estudantes de um Curso de Formação de Docentes, nível médio, em relação à Modelagem Matemática antes e após o curso ofertado sobre a Modelagem Matemática na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual participaram 30 estudantes da 3ª Série do Curso de Formação de Docentes, nível médio. Os dados foram obtidos por meio de observações, diário de campo, questionários, entrevistas, gravações em vídeos e atividades desenvolvidas (reflexões escritas e planejamentos) pelos participantes durante o curso sobre Modelagem Matemática na Educação Infantil. Para a análise de dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD), em que a partir do corpus foram criadas categorias. Para este trabalho a discussão se dá a partir da subcategoria emergente: Entendimentos sobre Modelagem Matemática. Os resultados encontrados em relação à subcategoria mostraram que a maioria dos participantes que já ouviram algo sobre a Modelagem Matemática tinham a ideia da construção de um modelo, e nenhum deles conhecia sobre as possibilidades desta abordagem em turmas de Educação Infantil. Os dados apontaram mais pontos positivos do que negativos relacionados ao desenvolvimento das crianças na compreensão dos participantes ao estudar, pensar e refletir sobre os procedimentos para trabalhar com a Modelagem Matemática como prática pedagógica nesta etapa de ensino. Considera-se que os participantes conheceram uma nova abordagem, perceberam as potencialidades dela e sua eficácia para o desenvolvimento integral da criança, além de propiciar que elas se tornem protagonistas dos seus conhecimentos.


Palavras-chave


Conhecimentos; Educação Matemática; Formação de Professores; Prática Pedagógica.

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v9n3.18888

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr