A Formação de professores em modelagem matemática segundo participantes de diferentes pesquisas
Resumo
A Modelagem Matemática consolida-se tanto no cenário nacional, quanto no internacional, no âmbito da pesquisa. No entanto, a inserção dessa tendência em sala de aula na Educação Básica não ocorre, ainda, de forma extensiva. A formação continuada de professores é apontada na literatura como um dos fatores que não são suficientes à incorporação dessa tendência em sala de aula. Neste artigo, busca-se compreender a formação continuada em Modelagem em contexto de pesquisa a partir do depoimento de sete professores que vivenciaram o fenômeno investigado. Assume-se, nesse contexto, uma postura fenomenológica-hermenêutica de investigação, direcionada pela seguinte interrogação de pesquisa: O que se mostra da formação continuada em Modelagem desenvolvida no âmbito de pesquisas, segundo os professores participantes? Do movimento fenomenológico de análise, quatro categorias emergentes da dissertação do primeiro autor, sob orientação do segundo autor, são descritas e interpretadas. A hermenêutica realizada revelou a necessidade do desenvolvimento de formações para além da temporalidade da pesquisa de mestrado ou doutorado, bem como para a superação de modelos de formação sem relação com a realidade escolar e a simples apresentação da Modelagem aos docentes.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v9n3.18783
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923