Astronomia e deficiência visual: uma análise de publicações na educação formal e não formal entre 2013-2023

Mariana Pereira Fernandes, Jessica Norberto Rocha

Resumo


Neste artigo, analisamos publicações científicas referentes à educação em astronomia para pessoas com deficiência visual nos bancos de dados SciELO, Periódicos CAPES e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações entre os anos de 2013 e 2023. A partir da busca com descritores pré-estabelecidos em Português, Inglês e Espanhol, foram encontrados 27 textos. A maioria desses textos tem menos de cinco anos de publicação, sendo datados entre os anos de 2020 e 2023, e é oriunda de trabalhos desenvolvidos fora do Brasil, publicados em inglês. Três categorias emergiram da análise temática desses textos: 1) educação formal em astronomia para pessoas com deficiência visual; 2) astronomia acessível na educação não formal; 3) estratégias de inclusão e acessibilidade em planetários. Os resultados indicam crescimento, ainda singelo, da educação formal e não formal em astronomia para pessoas com deficiência visual. Há trabalhos se dedicando a desenvolver tecnologias e estratégias que favorecem o acesso e a fruição das pessoas com deficiência visual na área de astronomia e beneficiam o entendimento sobre conteúdos específicos do tema, questões histórico-culturais e suas relações com a tecnologia e inovação. Muitas iniciativas são desenvolvidas para aplicação em salas de aula (majoritariamente pelos professores) e em espaços científico-culturais e ações de divulgação científica em que acontecem a educação não formal. Contudo, ao passo que identificamos ações e projetos para a inclusão de pessoas com deficiência visual em astronomia, também demonstramos que o debate sobre o tema precisa ser ampliado e aprofundado em alguns aspectos, como na formação de professores e no protagonismo das pessoas com deficiência visual. Fica evidente, portanto, a necessidade do desenvolvimento de um maior volume de investigações e estudos sobre a educação para esse público em planetários e espaços científico-culturais, especialmente no Brasil.


Palavras-chave


Ensino de Ciências; Educação formal; Educação não formal; Deficiente da Visão

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v9n3.18610

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr