Divulgação científica e a perspectiva decolonial: um estudo das atividades dos museus de ciências no instagram

Maria Izabella da Silva Rosa, Suzane Bezerra de França

Resumo


O estudo investigou como Museus em Pernambuco adaptaram suas atividades de Divulgação Científica durante a pandemia de Covid-19 e o crescimento das redes sociais, com foco na rede social Instagram, abarcando temas Decolonias. A pesquisa, utilizando Netnografia, analisou nove instituições e revelou um aumento significativo no uso da plataforma do Instagram para discutir temas Decoloniais, vinculados a dias alusivos e semanas temáticas, como: a Semana Nacional dos Museus a Semana Nacional dos Museus, o Dia da Mulher, o Dia dos Povos Indígenas, o Dia da Consciência Negra e a Semana do Meio Ambiente, alinhando-se à tendência atual de valorizar as identidades individuais nas pesquisas de Ensino de Ciências. A análise qualitativa mostrou que o Instagram se tornou uma ferramenta eficaz para expandir a Divulgação Científica, utilizando fotos e vídeos para alcançar diferentes públicos e discutir temas relevantes. Os resultados destacam a adaptação dos museus às novas demandas digitais, promovendo a democratização do acesso à ciência e valorizando identidades individuais, evidenciando a importância da presença digital na Educação e Cultura Científica.


Palavras-chave


Museus e centros de ciências; divulgação científica; decolonialidade; redes sociais; plataforma do Instagram

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v9n2.18152

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr