Proposição de problemas por estudantes do 5º ano: uma análise da complexidade dos problemas

Norma Suely Gomes Allevato, Janaína Poffo Possamai

Resumo


A proposição de problemas matemáticos tem sido objeto de pesquisas recentes, analisando diferentes aspectos que mobilizam a atividade em sala de aula e promovem o envolvimento dos estudantes. Neste artigo tem-se o intuito de compreender como estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental interpretam a demanda de criar um problema fácil, um moderado e um difícil, tendo uma tabela de dados como elemento disparador. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa, a partir de uma prática educativa de proposição de problemas desenvolvida com 33 estudantes, na qual foi solicitado que propusessem problemas de diferentes níveis de dificuldades para seus colegas resolverem. Os resultados do estudo de caso decorrente dessa prática indicam que os estudantes relacionam o nível de dificuldade à operação envolvida no problema, à quantidade de operações que precisam ser realizadas e à grandeza dos números. Segundo esses parâmetros, a complexidade dos problemas foi avançando conforme o nível de dificuldade solicitado aos elaboradores. Porém, assim como indicado e avaliado pelos colegas que resolveram os problemas, o nível de dificuldade não foi substancialmente ampliado do problema fácil para o médio, mas a qualidade dos problemas melhorou consideravelmente nos problemas difíceis.


Palavras-chave


Proposição de Problemas; Resolução de Problemas; Ensino de Matemática

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v8n3.17605

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
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    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
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I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

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