Ações de aulas de proposição de problemas: uma estrutura possível

Jeniffer Paula Cruz, Letícia Barcaro Celeste Omodei

Resumo


Este artigo apresenta uma investigação sobre Proposição de Problemas, mais especificamente acerca de como desenvolver uma aula nesta perspectiva. A investigação dessa questão tem como objetivo elaborar uma estrutura de ações para o desenvolvimento de aulas a partir da literatura estudada. A pesquisa, que se configura como qualitativa, associa movimentos analíticos e consiste no planejamento e execução de aulas a partir das ações, que foram estruturadas antes, durante e depois das aulas, sempre com base no quadro teórico de Proposição e Resolução de problemas na área de Educação Matemática. Desse modo, descrevemos uma sequência de ações de aulas de Proposição de Problemas, partindo do conteúdo de Juros, na disciplina de Educação Financeira, do novo Ensino Médio no estado do Paraná, com o objetivo de estruturar uma proposta que possa ser ajustada para a introdução de outros conteúdos curriculares. A estrutura envolve as seguintes ações: compreensão prévia dos saberes, pesquisa sobre o tema do problema, elaboração do problema, resolução do problema, explicação de ideias, resolução e sugestões dos colegas, confronto de ideias, aprimoramento do enunciado. As ações implementadas se mostram como uma estrutura possível para aulas de Proposição de problemas.

Palavras-chave


Resolução de Problemas; Educação Matemática; Educação Financeira.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v8n3.17596

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr