Aprendizagem significativa crítica no ensino-aprendizagem de matemática via resolução de problemas sob o olhar de licenciandos
Resumo
O objetivo do artigo é analisar quais princípios da Aprendizagem Significativa Crítica (ASC) são evidenciados por licenciandos sobre o Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP). Para tanto, um processo de formação foi desenvolvido com 23 acadêmicos de uma universidade pública do Paraná. Primeiro, discutimos sobre os 11 princípios da ASC e, posteriormente, trabalhamos o ensino do conteúdo de ponto crítico, do Cálculo Diferencial e Integral, na abordagem do EAMvRP. Um questionário foi aplicado aos estudantes para relacionarem os princípios da ASC com as ações do EAMvRP. Os resultados revelam que os princípios foram evidenciados em maior grau nas ações em sala de aula, sobretudo na introdução do problema e no auxílio aos alunos durante a resolução. A pesquisa revelou que o EAMvRP tem potencial para propiciar os princípios da Aprendizagem Significativa Crítica, especialmente o princípio da não utilização exclusiva do quadro de giz. No entanto, o princípio do conhecimento como linguagem não foi observado pelos licenciandos, indicando a necessidade de explorá-lo em pesquisas futuras.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v9n1.17592
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923