Ensino de química verde: um panorama a partir de autores brasileiros

Carlos Alberto Marques, Marilei Casturina Mendes Sandri, Leonardo Victor Marcelino, Erica Dayane Souza Dias, Adélio A. S. C. Machado

Resumo


A importância da Química para o desenvolvimento sustentável levou ao desenvolvimento da Química Verde (QV) em muitos países, tanto no campo acadêmico como industrial. Em seus mais de trinta anos, os resultados das pesquisas cresceram significativamente, mas a integração desses conhecimentos e práticas na educação, embora incentivada, continua sendo um desafio e merece ser analisada. Com esse escopo, esta pesquisa tem como objetivo caracterizar as contribuições para o ensino da QV no Brasil por meio do levantamento de produções acadêmicas com a participação de, pelo menos, um autor brasileiro. As buscas foram realizadas na base de dados Web of Science, Portal de Periódicos CAPES e Plataforma Lattes, utilizando diferentes palavras-chave envolvendo a QV e seu ensino. A amostra inicial revelou uma grande comunidade de 975 químicos interessados em ensinar GC no Brasil envolvidos em 24 tipos diferentes de produções, e, nos 115 artigos, há 242 autores distintos, sendo 105 brasileiros. Essa produção aborda uma ampla variedade de temas de interesse, proposições didáticas e relatos de experiências docentes.

Palavras-chave


Ensino de química verde; Química verde; Sustentabilidade

Texto completo:

PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v8n3.17573

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr