Design thinking na elaboração de animações stop motion produzidas por futuros professores de química

Ana Paula Hilário Gregório, Enio de Lorena Stanzani

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir a utilização da abordagem metodológica Design Thinking (DT) na preparação de animações stop motion construídas por licenciandos em química de uma universidade federal. A metodologia de ensino Design Thinking divide-se em cinco etapas, a saber: descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução (IDEO, 2012). Embasados nessa abordagem, os objetivos desta pesquisa consistem em: discutir as etapas do Design Thinking na elaboração de stop motion e evidenciar as contribuições do DT no desenvolvimento da atividade realizada. A pesquisa foi desenvolvida com dez licenciandos do 5º período do curso de Licenciatura em Química que cursavam a disciplina de Estágio Supervisionado. Para avaliar o uso da abordagem DT no processo de elaboração da animação, os licenciandos receberam um questionário no qual foi possível analisar a opinião deles quanto às potencialidades e limitações do Design Thinking. Nos resultados, mostramos que os licenciandos reconhecem as possibilidades do emprego da metodologia, associadas ao fato de ser um processo que pode facilitar o trabalho em grupo, dinamizar as aulas, instigar a curiosidade, despertar o interesse dos estudantes na resolução de problemas e desafios e contribuir para que os aprendizes se tornem sujeitos ativos na construção do seu próprio conhecimento.


Palavras-chave


Ensino de Química; Formação inicial; Metodologias; Tecnologias de Informação e Comunicação

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v9n1.17568

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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ISSN: 2525-8923

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