Orientações curriculares para o ensino de matemática em um estudo de aula

Geiciele Raatz Hartwig, Marta Cristina Cezar Pozzobon

Resumo


O artigo busca compreender distanciamentos e aproximações das orientações curriculares para o ensino de Matemática, a partir de um estudo de aula vivenciado em uma escola pública do sul do Brasil. Contempla uma investigação de abordagem qualitativa, envolvendo três professoras que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Os dados foram produzidos a partir das quatro primeiras sessões de um ciclo de estudo de aula, que foram gravadas e transcritas para a análise. Os resultados evidenciam alguns distanciamentos das orientações curriculares, devido às dificuldades dos alunos, ao afastamento dos conteúdos para o proposto no ano escolar, levando à aproximação de conteúdos ensinados nos anos iniciais e algumas aproximações no encaminhamento do estudo sobre o conteúdo divisão, as abordagens do proposto nos documentos curriculares para o 6º ano e para os anos anteriores. Conclui-se que, no estudo de aula desenvolvido, mesmo com alguns distanciamentos das orientações curriculares, houve a preocupação com as dificuldades dos alunos, havendo a necessidade de um aprofundamento desses documentos, no sentido de ensinar conteúdos de acordo com o ano escolar dos alunos.


Palavras-chave


Estudo de Aula; Orientações Curriculares; Educação Matemática

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v9n1.17469

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr