Abordando o uso da modelagem matemática no ensino médio por meio de um tema gerador envolvendo questões ambientais
Resumo
Este trabalho teve por objetivo entender se por meio da Modelagem Matemática, alunos do ensino médio poderiam ter uma compreensão significativa dos conteúdos matemáticos abordados. Para tal, realizou-se uma intervenção pedagógica com esta abordagem por meio de um tema gerador envolvendo questões ambientais. Nessa direção, foi aplicada uma sequência didática de 4 horas/aula, com alunos da terceira série do ensino médio, de uma escola pública localizada no interior do estado de São Paulo, no formato de um minicurso. Este último foi organizado e conduzido por dois estagiários da disciplina Estágio Supervisionado em Ensino de Matemática II do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas de uma Universidade Pública brasileira localizada no estado de São Paulo. O tema da sequência didática foi “Consumo e Desperdício de água” com destaque para os conteúdos matemáticos: média, variância e desvio padrão. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e na análise dos dados foram buscadas relações entre as abordagens, procedimentos adotados e a aprendizagem dos estudantes. Os principais resultados evidenciaram que a aprendizagem dos alunos foi significativa, uma vez que conseguiram compreender os cálculos envolvidos e os significados particulares de cada conceito, logo, a modelagem matemática se mostrou como uma eficiente ferramenta de ensino no contexto focalizado
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v9n1.17459
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923