A cosmologia de uma pessoa cega nativa

Marcelo Luiz Bezerra da Silva, Eder Pires de Camargo

Resumo


Este artigo apresenta parte dos resultados de pesquisa realizada em tese de doutoramento. Seu objetivo é compreender a cosmologia de uma pessoa que nasceu cega sobre os fenômenos astronômicos e atmosféricos. O estudo fez uso da arqueogenealogia como método de investigação científica, e se constitui, portanto, como um estudo qualitativo, com instrumento de constituição dos dados, em formato de entrevista semiestruturada com pessoa invisual. Foram analisadas, à luz da teorização arqueogenealógica de Michel Foucault, as respostas de uma das participantes da pesquisa. As perguntas-respostas abordam os temas: o céu, as nuvens, os trovões, o arco-íris, as linhas do horizonte e o Universo. A análise identificou ausência de percepções, que foram suplementadas por discursividades intuitivas e imaginativas para que esse complexo contexto científico faça algum sentido, sendo que no decorrer de toda a sua vida, a participante percebeu que o seu interesse era interditado sempre que formulava perguntas relacionadas aos fenômenos astronômicos e atmosféricos. O estudo concluiu que a participante construiu conceitos sobre esse tema de forma aleatória ou assistemática, recorreu às concepções alternativas baseadas na intuição e na imaginação para responder a perguntas que requisitavam maior abstração.


Palavras-chave


Arqueogenealogia; Pessoas Invisuais; Ensino de Ciências

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v9n2.17322

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr