A cosmologia de uma pessoa cega nativa
Resumo
Este artigo apresenta parte dos resultados de pesquisa realizada em tese de doutoramento. Seu objetivo é compreender a cosmologia de uma pessoa que nasceu cega sobre os fenômenos astronômicos e atmosféricos. O estudo fez uso da arqueogenealogia como método de investigação científica, e se constitui, portanto, como um estudo qualitativo, com instrumento de constituição dos dados, em formato de entrevista semiestruturada com pessoa invisual. Foram analisadas, à luz da teorização arqueogenealógica de Michel Foucault, as respostas de uma das participantes da pesquisa. As perguntas-respostas abordam os temas: o céu, as nuvens, os trovões, o arco-íris, as linhas do horizonte e o Universo. A análise identificou ausência de percepções, que foram suplementadas por discursividades intuitivas e imaginativas para que esse complexo contexto científico faça algum sentido, sendo que no decorrer de toda a sua vida, a participante percebeu que o seu interesse era interditado sempre que formulava perguntas relacionadas aos fenômenos astronômicos e atmosféricos. O estudo concluiu que a participante construiu conceitos sobre esse tema de forma aleatória ou assistemática, recorreu às concepções alternativas baseadas na intuição e na imaginação para responder a perguntas que requisitavam maior abstração.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v9n2.17322
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923