Análise da circulação do tema biocombustíveis em livros didáticos de ciências da natureza e suas tecnologias para o ensino médio
Resumo
Diante do esgotamento dos combustíveis fósseis e dos problemas ambientais associados, surge a necessidade de buscar novas fontes de energia, como os biocombustíveis, e desenvolver tecnologias para explorar energias renováveis e menos poluidoras. A atual situação exige uma mudança de postura em relação ao meio ambiente, o que demanda a formação de cidadãos críticos, e a escola é um ambiente crucial para isso. A educação pode promover uma atuação mais responsável dos alunos na sociedade, e uma forma de inserir temas relevantes para o desenvolvimento sustentável é através dos livros didáticos. Esta pesquisa teve como objetivo analisar como o tema dos biocombustíveis é abordado em sete coleções de livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, selecionadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2021 para o Ensino Médio das escolas públicas brasileiras, conforme as recomendações da Base Nacional Comum Curricular. A análise foi realizada com base nos pressupostos de Bardin (2011). Observou-se que a abordagem do tema variou entre as coleções, com alguns livros tratando o assunto de forma mais aprofundada e outros de maneira superficial. Além disso, a pesquisa identificou a utilização de diferentes recursos didáticos, como imagens e esquemas. As articulações do tema com as competências da Base Nacional Comum Curricular mostraram que o foco estava mais nos conteúdos específicos sobre biocombustíveis, revelando algumas limitações na aplicação prática desses conhecimentos e na formação crítico-cidadã dos alunos.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v9n2.17208
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923