Objetivos de desenvolvimento sustentável e formação continuada de professores: por uma agenda ambiental nas escolas

Maria Luisa Quinino de Medeiros, Natanael Charles da Silva, Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo

Resumo


A Agenda 2030 é uma temática imprescindível para a formação dos alunos, já que estes devem estar preparados para os novos desafios que a conjuntura global e local os impõe. É nessa concepção que este estudo objetiva refletir sobre a perspectiva de inserção de agendas ambientais nas escolas a partir de uma ação formativa com professores à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O estudo é caracterizado como uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, e foi desenvolvido com a participação de 65 docentes ligados à Secretaria de Educação do município de Carnaúba dos Dantas, no estado do Rio Grande do Norte-RN. Elaboramos uma oficina formativa sobre a Agenda 2030 e seus objetivos a fim de que os profissionais envolvidos fossem convidados a discutir e propor ações para a criação de uma agenda, de modo participativo, para o município onde trabalham. Com os dados obtidos no processo, foi possível perceber que os moldes propostos para a execução da formação foram propositivos e integrativos; que existem lacunas, principalmente no que diz respeito à Educação para a Sustentabilidade na prática docente, e que a possibilidade de extrapolação das práticas tradicionais nas escolas, quando se trata de sustentabilidade, é real, pois os docentes elaboraram propostas concretas (uma agenda) de forma crítica e participativa. Salientamos que este movimento de formação, construção e execução da agenda pode trazer resultados muito frutíferos, visto tratar-se de um processo construído de dentro para fora por agentes que pensaram no problema e nas demandas para resolvê-los.


Palavras-chave


Educação para a Sustentabilidade; Agenda 2030. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Formação de professores.

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v9n1.17152

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
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    ISSN: 2525-8923

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