Aprendizagem significativa de estereoquímica utilizando plantas medicinais como contextualização por meio de ambiente virtual de aprendizagem

Lara Colvero Rockenbach, Daniele Trajano Raupp, Agostinho Serrano de Andrade Neto

Resumo


Objetivamos neste trabalho relatar a elaboração e aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (PMTU), para o ensino de estereoquímica utilizando o Google Sala de aula como Ambiente Virtual de Aprendizagem. A atividade ocorreu durante o período de suspensão das aulas presenciais, em função da pandemia do novo coronavírus. Participaram do estudo estudantes do Ensino Médio da região Central do Rio Grande do Sul. Alicerçada na teoria de aprendizagem significativa ausubeliana, uma PMTU objetiva superar a forte dependência da memorização mecânica, promovendo situações que utilizam os conhecimentos prévios dos alunos como ponto de partida para o ensino de conceitos científicos. Assim, essa unidade abordou a estereoisomeria com foco em plantas medicinais. Partindo da seleção de espécies que apresentam, em seus princípios ativos, enantiomeria ou diastereoisomeria e que podem ser compreendidas por meio da perspectiva da estereoquímica, a proposta foi desenvolvida integralmente por meio de um ambiente virtual de aprendizagem e diferentes recursos didáticos tecnológicos. Justifica-se o desenvolvimento dessa proposta devido às dificuldades de aprendizagem no campo da estereoisomeria, apontada como um tópico desafiador da Química Orgânica, devido ao nível de abstração para a visualização tridimensional de moléculas e a compreensão da influência da estrutura nas propriedades e reatividade, desafio potencializado pela suspensão das aulas presenciais. Os dados coletados ao longo do processo indicam que a PMTU propiciou a participação dos discentes por meio do uso de diferentes recursos, auxiliando na superação da problemática de abordar remotamente o conceito, com evidências de aprendizagem significativa da temática e conceitos científicos.


Palavras-chave


Ambiente virtual de aprendizagem; Contextualização do conteúdo; Ensino de ciências; Material didático; Tecnologia educacional

Texto completo:

PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v9n1.17081

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
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I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

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