Fake news e a área de ciências da natureza e suas tecnologias: uma análise de livros dos projetos integradores do ensino médio

Victória Emília Gomes Martins, Tiago Venturi

Resumo


Ao considerar a importância da temática que envolve as falsas notícias, denominadas fake news, com a reestruturação do Ensino Médio brasileiro e os novos livros didáticos e dos projetos integradores que adentraram as escolas em 2022, esta pesquisa tem o objetivo de analisar como a temática fake news e suas relações com a saúde vem sendo abordada nos livros dos Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Por meio de uma pesquisa qualitativa e da análise de conteúdo, foram identificados os projetos que tratam sobre o tema, os conceitos e abordagens utilizados e as relações das fake news estabelecidas com o cotidiano e com a saúde das pessoas. Considerou-se relevante para a educação em ciências e para a formação cidadã o incentivo a atividades práticas, debates e investigações sobre conceitos, relações entre desinformação e redes sociais, impactos à saúde individual e coletiva e reflexões sobre movimentos negacionistas da ciência.


Palavras-chave


Fake news; Livros Didáticos; Educação em Saúde

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v8n2.16881

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr