Sequência didática interdisciplinar e inclusiva à luz da teoria da aprendizagem significativa: um planejamento para a formação de docentes de biologia

Suelen Aparecida Felicetti, Irinéa de Lourdes Batista

Resumo


A assimilação de saberes da Interdisciplinaridade e Educação Inclusiva a partir da formação, é condição para os docentes de Biologia facilitarem a Aprendizagem Significativa a todos os estudantes. Com base nisso, partimos do problema: como mediar processos formativos de docentes, por meio da Interdisciplinaridade e evidenciando preocupação com a Educação Inclusiva, de forma a facilitar a ocorrência da Aprendizagem Significativa de conteúdos biológicos e a respeito da própria inclusão e Interdisciplinaridade? Objetivamos descrever, do ponto de vista teórico-metodológico, o processo de elaboração de uma Sequência Didática, articulando e integrando o conteúdo biológico “estrutura e função do DNA”, a Interdisciplinaridade e a Educação Inclusiva de estudantes surdos, direcionada à formação docente em Biologia, tendo a Teoria da Aprendizagem Significativa como referencial. Os procedimentos de pesquisa consistiram no aprofundamento teórico-metodológico a respeito das temáticas recém citadas, o qual possibilitou obter como resultado uma Sequência Didática, cujo planejamento descrevemos minuciosamente neste artigo como sendo o próprio resultado. A proposta planejada tem potencial de estimular que formadores de professores percebam a necessidade de aprofundamento nos referenciais em questão, mostrar demandas por fundamentação teórica e epistemológica que fortaleçam o planejamento de qualquer proposta formativa, exemplificar caminhos para implementação de outras ações de qualificação docente e evidenciar a necessidade de aprimoramento profissional que qualifique o ensino de Biologia.


Palavras-chave


Educação científica; Ensino de Biologia; Inclusão escolar; Pessoa com deficiência; Saberes docentes.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v8n3.16857

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    Texto em português, espanhol, inglês e francês
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    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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ISSN: 2525-8923

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