O glúten como temática para o ensino de química: em busca da inclusão escolar de alunos com restrições alimentares

Gisele de Cássia Varotto, Regina Simplício Carvalho

Resumo


A associação dos conhecimentos químicos às questões da vida cotidiana contextualiza e dá sentido ao ensino de química. Os problemas de saúde relacionados a ingestão do glúten são relevantes, considerando o crescente número de pessoas acometidas pela intolerância ou alergia alimentar, muitas delas em idade escolar. A desinformação da sociedade sobre esse assunto, inclusive no ambiente escolar, pode conduzir ao acolhimento inadequado do aluno com necessidades alimentares especiais. O presente trabalho relata experiência de ensino de química no contexto do autocuidado e do cuidado com o outro, a partir do conhecimento sobre os distúrbios alimentares relacionados à ingestão de glúten e sua associação aos conceitos químicos. Uma sequência temática foi elaborada, no formato de videoaulas, objetivando oferecer conhecimentos sobre o glúten. Estas aulas integraram tópicos da química do Ensino Médio à disciplina do itinerário formativo denominada “Práticas Comunicativas e Criativas”, no contexto da temática “Saúde Integral”. Um e-book de receitas com farinhas livres de glúten foi elaborado e disponibilizado. As videoaulas foram assistidas e os tópicos abordados foram discutidos em sala de aula com vívido interesse e apreciação.


Palavras-chave


Glúten; Alergia alimentar; Inclusão alimentar; Ensino de Química.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v8n2.16702

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr