Eletrodinâmica: atividades experimentais multissensoriais visando a inclusão de alunos com deficiência visual

Higor Belafronte de Andrade, Roseli Constantino Schwerz, Paulo Henrique Sabo

Resumo


Embora existam leis que visam garantir a inclusão de pessoas com deficiências visuais, sabe-se que frequentemente ela não acontece no contexto escolar. Diante disto, materiais exclusivamente visuais devem ser substituídos por recursos multissensoriais. Utilizar materiais que sejam potencialmente significativos para alunos com ou sem deficiências contribuem para o processo de inclusão na escola. Neste sentido, a perspectiva do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) pode ser considerada, um conjunto de princípios que se baseiam na maximização das oportunidades de aprendizagem para todos os estudantes, por meio do desenvolvimento de métodos e materiais para trabalhar de forma igualitária. Nesta perspectiva, é possível desenvolver recursos educacionais de eletrodinâmica multissensoriais e evitar o uso exclusivo de recursos visuais? Como desenvolver os recursos para ensino de eletrodinâmica segundo o conceito do DUA de modo que estes recursos sejam significativos tanto para alunos com deficiência visual quanto para os demais presentes na sala de aula? Estes recursos têm potencial de contribuir para a aprendizagem da eletrodinâmica? A partir destes questionamentos, este trabalho teve como objetivo a elaboração e desenvolvimento de recursos materiais e instrucionais destinados ao ensino de eletrodinâmica a alunos com deficiência visual, seguindo os pressupostos do DUA. Após a elaboração, as atividades foram desenvolvidas com os alunos a fim de investigar o potencial contributivo do material para o fim a que se destina. As atividades foram desenvolvidas com alunos com e sem deficiência visual com resultados que indicam que elas podem contribuir para a aprendizagem e que o material tem potencial para ser utilizado por alunos com deficiência 


Palavras-chave


Eletrodinâmica; Ensino; Deficiência Visual

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v8n2.16427

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

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