O uso do livro didático para o ensino da divisão nos anos iniciais do ensino fundamental

Vítor Martins do Carmo, Vlademir Marim

Resumo


Para essa pesquisa, delimitou-se como objetivo geral, analisar as contribuições dos Livros Didáticos de Matemática dos anos iniciais do ensino fundamental acerca do conceito da divisão, extraídas dos livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental de Matemática. A metodologia adotada foi a comparada, que se estabelece por meio da árvore de categorias, parâmetros e indicadores em três fases: (1) pré-descritiva; (2) descritiva; e (3) comparativa. Para realizar as etapas metodológicas, foram escolhidas três coleções de livros didáticos, voltadas para o Ensino de Matemática dos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como proposta a verificação das concepções da divisão em cada coleção selecionada. Para o desenvolvimento das análises, foi utilizada a justaposição, tendo como embasamento a árvore de categorias, parâmetros e indicadores. A análise foi estruturada por meio de três eixos: (1) livro didático: estrutura física e abordagem metodológica; (2) manual do professor e as contribuições para o ensino da divisão; e (3) divisão como processo contínuo do 1º ao 5º ano do EF, buscando compreender os possíveis caminhos para a construção do conhecimento, comparando e analisando as concepções dos livros didáticos e dos manuais do professor, confrontando as informações em consonância com os objetos de conhecimento elencados na BNCC. Tomou-se como conclusão que o trabalho contribuiu tanto para a atuação de pedagogos quanto de matemáticos, pois conhecer como o processo da divisão se consolida nos anos iniciais do EF, mesmo que não atuem nessa etapa de ensino, pode auxiliá-los a compreender o processo. Assim, pode-se alcançar as habilidades e o conhecimento para desenvolver essas etapas com os alunos que ainda não as atingiram, buscando consolidar a aprendizagem desses alunos em relação ao processo da divisão.


Palavras-chave


Divisão; Livros Didáticos; Metodologia Comparada.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v8n2.16338

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
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    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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ISSN: 2525-8923

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