Uso de espaços não formais para o ensino da química no 9º ano sob a perspectiva da alfabetização científica

Magno Roger Antonichen, Leila Inês Follmann Freire

Resumo


A alfabetização científica é amplamente discutida no âmbito da educação em ciências, sendo considerada elemento fundamental para a leitura do mundo e, portanto, busca-se metodologias para sua promoção. Observando a realidade do ensino básico do Brasil, a disciplina de Química geralmente é inserida no último ano do ensino fundamental, e muitas vezes a sua introdução é dificultada pela visão limitada dos estudantes em relação aos seus conteúdos. A alfabetização científica no âmbito da química deve ser promovida nesta etapa. Diferentes estratégias podem ser empregadas, inclusive o uso de espaços não formais de ensino, os quais podem proporcionar uma experiência aos estudantes em atividades externas ao ambiente escolar. No estudo em questão, teve-se por objetivo avaliar o potencial de atividades de ensino em diferentes espaços não formais para a promoção da alfabetização científica com estudantes do nono ano do ensino fundamental. Para isso, foram encaminhadas 3 atividades não formais de ensino de química: visita a museu de ciências, experimentação caseira do indicador de pH com repolho roxo e oficina Show da Química. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de questionários aos alunos e também em registros de observações feitas pelo pesquisador. Os dados foram analisados com apoio dos indicadores de alfabetização científica propostos por Marandino et al. (2018) de maneira que foi possível avaliar o potencial das atividades para a promoção da alfabetização científica dos estudantes. Observou-se que as atividades realizadas não contemplaram todos os atributos analisados, porém, o conjunto de atividades e variações nas formas de abordagem podem atingir de maneira mais satisfatória os objetivos da alfabetização científica.


Palavras-chave


Introdução da química; Espaços não formais; Química no 9º ano; Alfabetização Científica.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v8n2.16327

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr