Evocação do pensamento metacognitivo no ensino de biologia com conceitos matemáticos
Resumo
O objetivo deste artigo é problematizar as concepções e vivências de estudantes do Ensino Médio de uma escola Estadual do município de Rubim/MG, quanto ao desenvolvimento de aulas de Biologia com aplicação de conceitos matemáticos e evocação do pensamento metacognitivo dos estudantes. A pesquisa foi qualitativa com princípios da Design-Based Research (DBR), combinada com os pressupostos da fenomenologia preconizados por Gil (2008). Utilizou-se Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016) para estudo das produções escritas no desenvolvimento de uma sequência didática. Considerou-se as expressões gravadas e as respostas discursivas, ou seja, as comunicações, para descrever o conteúdo das mensagens e indicadores (quantitativos ou não). Os resultados trazem que as aplicações matemáticas no ensino de Biologia com evocação do pensamento metacognitivo no Ensino Médio podem proporcionar aos estudantes uma compreensão das conexões entre a Matemática e os fenômenos biológicos, capacitando-os a fazer julgamentos fundamentados sobre seus estudos, promovendo a criatividade e a reflexão do processo de aprender a aprender.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v9n1.16297
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923