Pela escola rural e para além da escola rural: instituições escolares rurais paranaenses

Grasielly dos Santos de Souza

Resumo


Com a intenção de constituir um cenário histórico da Educação Rural que engloba os aspectos estruturais das escolas em foco, abrangendo a formação e a atuação de professores no interior do estado do Paraná, este artigo esboça traços do que chamamos de Educação Matemática. Para intensificar uma característica deste estudo, potencializamos o uso de narrativas orais, produzidas de acordo com os aportes teóricos-metodológicos da História Oral, para tecer algumas compreensões mais amplas de certas práticas educativas, e ainda, compreender além dos dizeres das literaturas sobre as modalidades escolares rurais, tema desse artigo. Para efetivar tal intenção partimos de uma caracterização do sistema educacional rural para, em seguida, discorrer sobre peculiaridades e normatizações das características de uma Escola Isolada e de um Grupo Escolar, ambas instituições escolares rurais constituídas no Norte Pioneiro do Estado do Paraná entre as décadas de 40 e 70 do século XX, no auge dos debates sobre a institucionalização e expansão desses modelos escolares.


Palavras-chave


Educação Rural; Escolas Rurais; História Oral; História da Educação

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v8n2.16287

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr