Instrumentos utilizados para a identificação de indícios de aprendizagem significativa no ensino de física: uma revisão de literatura

Luiz Marcelo Darroz, Cleci Teresinha Werner da Rosa, Hélen Lourençato Kuiava

Resumo


A aprendizagem significativa ocorre quando os novos conhecimentos se vinculam aos conceitos subsunçores contidos na estrutura cognitiva dos aprendizes. A partir dessa concepção, apresentam-se os resultados de uma investigação que teve como objetivo identificar, nos artigos publicados em periódicos nacionais, os instrumentos pelos quais os pesquisadores da área de Ensino de Física que fundamentam suas propostas de ensino na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) evidenciam indícios da aprendizagem significativa em seus alunos. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa do tipo estado do conhecimento em artigos contidos em periódicos nacionais, da área de Ensino, disponíveis on-line no sistema de avaliação da Capes. O corpus do estudo se constituiu de 41 artigos que contêm os vocábulos “Aprendizagem Significativa”, “TAS”, “Teoria da Aprendizagem Significativa” e "Física” em seu título, resumo e/ou palavras-chave. Esses materiais foram analisados e classificados considerando suas semelhanças, a fim de evidenciar os principais instrumentos utilizados para identificação dos indícios de aprendizagem significativa. Como resultado, verificou-se a predominância do uso de questionários, mapas conceituais, atividades práticas e entrevistas para esse fim.


Palavras-chave


Indícios de Aprendizagem Significativa; Instrumentos; Ensino de Física

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v8n3.15709

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr