Educação científica para crianças com transtorno do espectro autista durante a pandemia da COVID-19

Grazielle Rodrigues Pereira, Ana Rita Gonçalves de Mello, Gabriela Benjamin Pimentel, Samuel Rogerio Milhomem Lange, Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves

Resumo


Com a chegada da pandemia da COVID-19, o ensino remoto emergencial (ERE) foi implantado pelas escolas, gerando muitos percalços aos alunos com deficiência. Portanto, este estudo teve como objetivo propor um modelo 3D biológico sobre Saúde Bucal e analisar as implicações desse material para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante o período da pandemia. Para a pesquisa, foi desenvolvido um modelo de boca infantil para trabalhar o ensino de ciências junto às crianças com TEA. Para coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturados e aplicados questionários junto aos participantes da pesquisa - mães e professoras. Como resultados, verificou-se que as professoras trabalharam com as crianças o autocuidado, a educação científica a partir dos processos da higiene bucal e a interação com o material. Constatou-se ainda que uma família explorou o material com a criança durante o ERE, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem. Podemos inferir que a despeito das lacunas no processo de desenvolvimento das crianças com TEA impostas pela pandemia, o material trouxe contribuições profícuas para a vida diária e para o desenvolvimento das habilidades cognitivas da criança.


Palavras-chave


Transtorno do espectro autista; Ensino de Ciências; Pandemia

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v8n1.15440

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    ISSN: 2525-8923

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I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
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