O ensino de física nas prisões: um mapeamento das produções brasileiras

Vinícios Luís Soares, Luciano Denardin

Resumo


Este trabalho teve como objetivo identificar e caracterizar produções brasileiras que versem sobre o ensino de Física nas prisões. Para tanto, foi utilizado o método de mapeamento teórico proposto por Biembengut (2008). Foram realizadas buscas na plataforma Google Acadêmico usando os descritores e operadores booleanos “ensino de física” AND “prisional” e “ensino de física” AND “penitenciária”. Apenas sete trabalhos tratavam efetivamente do ensino de Física nas prisões: dois artigos, duas monografias e três dissertações. Tais trabalhos selecionados foram então lidos na íntegra para análise e produzida uma síntese de cada um deles. Foi possível identificar que a maioria das produções estava relacionada com o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) nas aulas de Física e todos os sete trabalhos relataram os desafios que professores e alunos enfrentam em escolas prisionais. Por meio desta pesquisa verificou-se que, apesar das dificuldades, é possível realizar atividades que visem a despertar o interesse dos alunos para a Física, seja utilizando TIC’s, experimentos ou problematizando fenômenos do cotidiano das prisões. Entretanto, há uma escassez de pesquisas nesta temática e lacunas no âmbito da formação de professores que merecem maior atenção do meio acadêmico e da sociedade em geral.

Palavras-chave


Ensino de Física; Educação de Jovens e Adultos; Sistema Prisional.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v8n3.15365

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    Texto em português, espanhol, inglês e francês
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    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

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ISSN: 2525-8923

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