Como os medicamentos e a automedicação são abordados nos livros didáticos de biologia?
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo verificar a abordagem dos temas relacionados ao uso de medicamentos, nos livros didáticos de Biologia no Ensino Médio, em duas escolas públicas no Município de Russas, Ceará, Brasil. Aliado a isso, foram analisadas as abordagens dessas temáticas, criando subsídios para a criticidade da prática da automedicação, assim, contribuindo na formação de estratégias para a promoção da saúde. Para isso, a pesquisa configurou-se como de natureza aplicada, com caráter exploratório em relação aos objetivos e delineamento bibliográfico quanto aos procedimentos técnicos. Foram analisados seis livros didáticos de duas coleções. Foi verificado que três livros possuíam uma contextualização adequada no que se refere às temáticas investigadas da pesquisa. Todos os livros analisados mencionam diferentes classes de medicamentos, sendo o antibiótico o mais citado. Todavia, os tópicos que abordavam o Uso Racional de Medicamentos (URM), só foram observados em três obras. Além disso, a criticidade essencial para a promoção do bem-estar só foi encontrada em um livro didático. A interdisciplinaridade foi verificada em três livros didáticos. Nessa perspectiva, as abordagens da temática de medicamentos são trabalhadas de forma vaga e superficial nos livros didáticos analisados, não oportunizando subsídios para a criticidade da prática da automedicação e na formação de estratégias que possibilitem a promoção da saúde. É necessário assim, que o professor veja o livro didático como um dos instrumentos a serem trabalhados com os alunos, e não o único, buscando outros meios pedagógicos para possibilitar um processo de ensino aprendizagem efetivo e contextualizado. Além disso, sugere-se uma revisão e adequação desses assuntos trabalhados nos livros.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v8n2.15333
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923