Um itinerário compreensivo acerca do portfólio: diálogo entre professoras em formação

Vivian dos Santos Calixto, Adriana Marques de Oliveira

Resumo


A incorporação do Portfólio, como ferramenta avaliativa, tem se demonstrado como uma possibilidade com potencial formativo em práticas educativas da/na formação de professores. Diante desse cenário, este trabalho foi desenvolvido pelas professoras formadoras, autoras deste texto, a partir das experiências com Portfólios no contexto dos Estágios do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Por meio desse exercício de escrita tencionamos construir alguns entendimentos que estruturaram nosso percurso compreensivo a partir dos conceitos de experiência: o princípio da formação contínua; a articulação entre teoria e prática ancorada na perspectiva da práxis; a função epistêmica da escrita e a indissociabilidade entre a prática docente e a pesquisa sobre e na mesma. Nossa investigação assumiu um caráter qualitativo e ancorou-se nos pressupostos de autores como Ludke e André (2015) e Moraes e Galiazzi (2016). O material empírico constituiu-se pelos relatos de experiência, dessas professoras formadoras, sobre suas experiências vividas ao longo de quase uma década de trabalho com o Portfólio. A análise dos mesmos ocorreu diante dos pressupostos teórico/metodológicos da Análise Textual Discursiva (ATD), desenvolvida por Moraes e Galiazzi (2016). Concluímos esse movimento de escrita compreensiva argumentando que o Portfólio vem se configurando como uma ferramenta formativa muito potente, desenvolvendo distintos saberes docentes, por meio da reflexão e problematização da escrita. Além disso, compreendemos a relevância do adensamento de debates acerca de outras possibilidades formativas em cursos de licenciaturas, especialmente os que estão alocados na área de Ciências Exatas, os quais são majoritariamente permeados por avaliações objetivistas. Anunciamos que o trabalho com Portfólio pode vislumbrar novos horizontes comprometidos com o aprender e ensinar da/na formação de professores de Química.


Palavras-chave


Portfólio; Percurso compreensivo; Formação de professores de Química

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v8n1.14686

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr