Divulgação científica e a formação inicial de professores(as): uma experiência no cárcere
Marina Savordelli Versolato, Mariângela Graciano, Emerson Izidoro
Resumo
A Banca da Ciência (BC) é uma proposta interdisciplinar de ações não formais de comunicação dialógica e crítica da ciência para crianças, adolescentes e público geral em espaços educativos escolares e não-escolares. Para além das Bancas fixas buscou-se encontrar uma maneira itinerante, simples e versátil para ser utilizada em diversos lugares e momentos, com ou sem as bancas, composto de cavaletes e tampos padronizados, o que levou à uma maior mobilidade das atividades do projeto. A BC tem como uma de suas preocupações a formação dos mediadores para atuação nos processos de divulgação científica. Este artigo tem como objetivo investigar as contribuições, para os futuros professores, da atuação como mediadores dos processos no âmbito da divulgação científica itinerante - no caso a Banca da Ciência – com experimentos científicos no contexto do cárcere. Para tanto observamos o processo interativo itinerante, no decorrer de uma apresentação da BC, entre os mediadores e os educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) privados de liberdade utilizando, para registro, diário de campo e fotos. Também foram promovidas, posteriormente, duas rodas de conversa com os mediadores. Com base na teoria histórico-cultural de Vigotski e na perspectiva dialógica de Paulo Freire verificamos como resultados, a partir da análise dos dados, indícios objetivos de que participar desse processo de divulgação científica itinerante na educação não formal, com experimentos científicos, permitiu uma ampliação do repertório didático e metodológico dos mediadores, e a compreensão das particularidades do trabalho com a Educação de Jovens e Adultos, promoveu a reflexão sobre o papel da divulgação científica itinerante e da educação não formal no processo de aproximação da população ao conhecimento científico e ainda a importância de ações como essas em espaços de privações de liberdade.
Palavras-chave
Divulgação científica; Experimentos científicos; Formação inicial de professores.
DOI:
10.3895/actio.v6n2.14089
Apontamentos
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923