Alfabetização científica nos anos iniciais: ressignificando os cientistas
Resumo
A alfabetização científica contribui na formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade, auxiliando no sentido de desmistificar e reconstruir concepções equivocadas da ciência e do cientista. Essa pesquisa objetivou analisar as concepções prévias de alunos de anos iniciais acerca dos cientistas e, a partir destas sinalizar as potencialidades de uma estratégia a fim de desmistificar possíveis concepções equivocadas contribuindo para a alfabetização científica. A metodologia contou com uma abordagem qualitativa, do tipo exploratório-descritivo. Foram desenvolvidos sete diferentes momentos: 1) tempestade cerebral sobre o que é ser um cientista; 2) Coleta e análise de desenho sobre as concepções prévias do que é um cientista; 3) desfile e gravação de justificativas dos alunos caracterizados de cientistas; 4) apresentação sobre quatro relevantes cientistas na ciência; 5) desenho sobre as concepções, após a intervenção; 6) conversação com os participantes, gravada em vídeo, sobre o que eles haviam compreendido com as atividades realizadas; e, 7) coleta e análise de desenho sobre as concepções a respeito do cientista após cinco meses da intervenção. Os materiais coletados durante a aplicação do projeto foram analisados e categorizados, onde percebemos que as concepções prévias dos alunos, em geral, estão associadas a uma imagem fragmentada do cientista, atrelada ao laboratório. Contudo, buscamos desmistificar tais concepções alternativas e ampliar seus conhecimentos. Os resultados finais demonstram que os alunos conseguiram ampliar seus conhecimentos a respeito do cientista.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v6n2.13405
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923