Afetividade nos processos de ensino e aprendizagem: estudo de caso com professores de ciências e matemática

Cassiano Scott Puhl, Marcelo Prado Amaral-Rosa, Valderez Marina do Rosário Lima, Maurivan Güntzel Ramos

Resumo


A afetividade é uma força que impulsiona as ações dos indivíduos, podendo estimular o aprendizado dentro do contexto dos muros escolares. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi compreender as perspectivas de professores de Ciências e Matemática frente à potencialidade da afetividade nos processos de ensino e de aprendizagem, produzindo novos entendimentos sobre a temática no contexto de sala de aula. A pesquisa foi do tipo estudo de caso. Os participantes foram 10 professores de Ciências e Matemática. O instrumento de coleta de dado foi um questionário aberto. A análise dos dados foi baseada na Análise Textual Discursiva. Do processo analítico emergiram três categorias finais, sendo elas: i) as relações afetivas são facilitadoras para a construção de conhecimentos em Ciências da Natureza e Matemática; ii) a afetividade é expressa no planejamento de métodos de aprendizagem ativa; e iii) a afetividade impulsiona a ação de um estudante global. Os resultados demonstram que a afetividade e disponibilidade para aprender Ciências e Matemática possuem estreita relação. A afetividade potencializa os processos de ensino e de aprendizagem, pois serve como força propulsora das ações físicas e mentais dos estudantes

Palavras-chave


Afetividade; Estudo de Caso; Perspectivas docentes

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n2.13140

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr