Os desafios de um estágio curricular em forma de projeto

Izadora Rodrigues Borges, Zilene Moreira Soares

Resumo


O estágio curricular é um dos momentos mais aguardados pelos futuros professores nos cursos de Licenciatura. O estágio como pesquisa, com a elaboração de projetos coletivos, é visto como eixo articulador na melhoria da formação docente. O presente trabalho descreve a experiência vivenciada ao longo das disciplinas de Estágio Curricular Obrigatório I e II na Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás. A partir de uma pesquisa realizada na escola campo foi elaborado um Projeto de Intervenção Pedagógica com aporte teórico metodológico na concepção freireana de educação. Durante a diagnose da escola foi possível identificar a problemática existente entre o corpo escolar e os macacos-pregos que habitam o local, devido, principalmente, aos constantes furtos praticados pelos pequenos primatas. Como consequência disso, os macacos são vistos como um incômodo, não restando espaço para que os estudantes compreendam os variados aspectos deste animal, bem como as motivações que os levam a cometer os furtos e habitar um ambiente antropizado. Estruturado em oficinas de cunho teórico-prático, o projeto buscou sensibilizar a comunidade escolar para uma relação mais harmoniosa com os macacos-pregos. As oficinas englobaram aspectos biológicos, ecológicos e etológicos dos macacos e sua relação com o ser humano. Foram incluídas metodologias diversificadas que apontaram o quanto a proximidade com o tema de estudo pode contribuir para desenvolver o interesse dos alunos, e ao mesmo tempo abordar os conteúdos do currículo escolar. Ocorreram vários imprevistos ao longo da intervenção que exigiram uma postura mais dinâmica dos estagiários em refazer o planejamento. As relações com a escola campo, a escrita coletiva de um projeto de intervenção, os estudos biológicos, e a apropriação das ideias de Freire para a prática de sala de aula trouxeram importantes reflexões para a trajetória formativa dos estagiários.

Palavras-chave


Estágio; Formação de Professores; Macacos-pregos; Projeto

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v5n3.12705

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    Texto em português, espanhol, inglês e francês
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    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

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