Ensino de frações com estudantes do 6º ano do ensino fundamental: um episódio no Egito antigo
Resumo
Neste texto objetivamos apresentar um recorte de uma pesquisa de mestrado que teve como fundamentação teórica a Teoria Histórico-Cultural, sendo desenvolvidas atividades de ensino que tiveram como objeto de estudo o ensino de frações para 25 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de Minas Gerais. Para este artigo selecionou-se duas atividades de ensino em que a finalidade foi investigar se tais atividades mobilizariam o pensamento teórico de estudantes na aprendizagem dos nexos conceituais da fração (medida e grandeza). A proposta foi organizada e analisada em episódios e cenas, e as análises aqui apresentadas são relacionadas as ações reveladoras dos estudantes ao se apropriarem do conceito de fração. A partir dos resultados obtidos foi possível inferir que os estudantes estiveram em atividade de aprendizagem, que as situações propostas se constituíram em atividade de ensino e que instigaram o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes envolvidos à medida que estabeleciam ações para a solução dos problemas que encontravam. Foi possível perceber, também, que os estudantes apuravam sua compreensão do número fracionário e que o mesmo não assumia apenas a interpretação da divisão, mas também que é uma relação de medida entre grandezas. Espera-se que este estudo se configure como uma importante contribuição à área da Educação Matemática e para o trabalho de professores de Matemática e para a formação do pensamento teórico de estudantes do ensino fundamental relacionada à compreensão do conceito de fração, mas que deve ser repensada e adaptada de acordo com as intenções e necessidades de professores e estudantes.
Palavras-chave
Fração; Teoria Histórico-Cultural; Educação Matemática.
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PDFADOI: 10.3895/actio.v5n3.12457
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