Panorama das pesquisas sobre a identidade docente de professores de ciências, biologia, física e química
Orliney Maciel Guimarães, Gahelyka Aghta Pantano Souza, Jairo da Silva Campos
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar um panorama das pesquisas nacionais sobre a identidade docente de professores da área de Ciências, a partir de dissertações e teses. Para atingir esse objetivo foi realizado o cruzamento de informações de três fontes de dados: um levantamento realizado no Banco de Teses e Dissertações da Capes estabelecendo um recorte temporal de dez anos (2008-2018), um artigo de revisão sistemática sobre Saberes Docentes (2005-2012), e por fim, um artigo de revisão de literatura sobre Identidade docente publicado no final de 2019. O cruzamento de dados permitiu identificar e localizar um total de 23 trabalhos que atendiam aos critérios de interesse da pesquisa. Para traçar o panorama pretendido, as produções encontradas foram caracterizadas em relação à área de formação dos sujeitos das pesquisas, ao contexto de atuação dos pesquisadores, aos objetivos dos trabalhos, o conceito de identidade utilizado, e os tipos de identidades encontradas. Os resultados apontaram que a maioria dos estudos foi realizada com professores de Biologia/Ciências e Química; que o foco temático da identidade docente priorizado nos trabalhos foi a formação inicial e a atuação profissional; e que a maior parte da produção foi realizada no contexto da formação inicial. Em relação aos conceitos de identidade docente que emergiram nas pesquisas, foi possível constatar uma diversidade de autores utilizados para refletir sobre os processos identitários, principalmente aqueles que discutem o conceito de identidade na perspectiva sociocultural e da psicologia social, bem como autores que conceituam, mais especificamente, a identidade profissional. Os resultados indicaram que a identidade que mais emergiu dos estudos realizados foi a identidade profissional, a qual está vinculada à atividade do trabalho docente, e que engloba um conjunto de competências e habilidades necessário aos professores para sua atuação profissional. Algumas lacunas nos estudos foram constatadas, como: apenas um estudo com professores de Física; poucos estudos que relacionam os processos identitários e as reformas curriculares; nenhum estudo sobre as implicações do uso das tecnologias educacionais na identidade docente; e a avaliação da identidade profissional relacionada à valores e sentimentos.
Palavras-chave
Identidade docente; Formação de professores, Biologia, Física, Química
Texto completo:
PDFA (English)
DOI:
10.3895/actio.v5n3.11560
Apontamentos
Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923