O jogo quatrilho como ferramenta de ensino da multiplicação com alunos do 6° e do 7° ano do ensino fundamental
Resumo
Como atividade do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), na área de Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, foi organizado um Clube de Matemática com alunos de 6° e 7° ano de um Colégio Estadual, localizado na região central de Curitiba. A proposta do clube foi a de trabalhar com conteúdo, assuntos e temas que não constavam, necessariamente, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente ao ano letivo dos alunos. Após algumas aulas, foi notada uma defasagem em conteúdos básicos da Matemática, como a operação de multiplicação e divisão. Procurando um método alternativo de suprir a necessidade dos alunos, foi escolhido o Quatrilho, um jogo de cartas que trabalha a junção de fatores e operações equivalentes. O jogo é uma alternativa de ensino que possibilita ensinar o aluno com materiais lúdicos. Esses materiais de ensino são feitos com o intuito do aluno investigar e procurar uma maneira de solução, criando conjecturas e desenvolver o raciocínio lógico. A atividade foi realizada após uma abordagem teórica sobre o conteúdo de multiplicação e potência, sendo o objetivo principal do jogo reforçar e assimilar os conteúdos, tendo em vista que os alunos possuem dificuldades em operações básicas, estas operações são fundamentais para o processo de aprendizagem matemática durante o tempo de escolaridade e na construção do saber matemático. Durante a intervenção com o jogo, os alunos se engajaram na atividade por conta do caráter competitivo do Quatrilho, sempre que tinham alguma dúvida chamavam o professor ou questionavam os colegas. Apesar deles se engajarem e participarem da atividade, foram percebidos alguns problemas de execução no jogo, por conta de ambiguidades nos resultados e nas cartas que expressam, ora um valor, ora uma operação a respeito às regras por conta da competitividade. Durante o texto, são analisados os problemas enfrentados na execução do Quatrilho e proposta uma solução conceitual.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v1n1.10880
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923