Saídas de campo autônomas para estimular o estudo do meio - proposta de abordagem metodológica para o colégio Padre João Wislinski (Curitiba/PR)

Fabiano dos Santos Martins, Carlos Eduardo Fortes Gonzalez

Resumo


A crescente concentração populacional nas áreas urbanas suscita a necessidade de se repensar a contribuição do ensino de Geografia à temática ambiental na educação, com destaque para as escolas localizadas nos grandes centros urbanos, como o Colégio Estadual Padre João Wislinski, localizado no bairro Santa Cândida, Curitiba – PR, onde o predomínio de um público discente de baixa renda familiar, a significativa defasagem idade-série, a falta de perspectiva, a evasão acima da média estadual e os limitados materiais didáticos disponibilizados pela instituição destacam a urgência por mudanças metodológicas que resgatem nos educandos o prazer em (re)conhecer o seu lugar no mundo e a capacidade de transformar a realidade que se apresenta através da educação. A dificuldade que os educandos possuem em reconhecer o papel de protagonistas das mudanças que o bairro necessita para melhorar a qualidade de vida da comunidade escolar e os indicadores de desempenho educacionais abaixo das metas estipuladas permitem o desenvolvimento de uma proposta metodológica experimental que consiste em construir o conhecimento através da metodologia do estudo do meio com saídas de campo autônomas. O orçamento restrito do colégio e a realidade socioeconômica da comunidade escolar inviabilizam saídas de campo com a frequência ideal para obtenção de resultados didáticos expressivos, mas não impedem a realização de saídas de campo autônomas, dentro dos limites do próprio bairro, que conduzam os estudantes do 3° ano do Ensino Médio a interpretar de forma crítica o ambiente que vivem, construir novos conhecimentos, elaborar hipóteses que expliquem a realidade constatada e propor intervenções para transformá-la. O conhecimento exposto pelos alunos durante as aulas que antecedem as saídas investigativas autônomas esboçam um panorama de como os próprios discentes interpretam a realidade, permitindo que o professor aprofunde os temas abordados e construa novos saberes científicos. Mapas conceituais e questionários realizados antes e depois das aulas de campo autônomas permitem constatar os avanços didáticos da proposta de abordagem metodológica. Estabelecer relações entre os conteúdos científicos e a vida cotidiana, entre a sala de aula e a realidade, são objetivos que podem reduzir a evasão escolar e potencializar nos educandos o sentimento de protagonistas das mudanças por uma sociedade que promova a harmonia entre a disponibilidade dos recursos naturais e o desenvolvimento humano.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Estudo do Meio; Aulas de Campo Autônomas; Ensino de Geografia.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v1n1.10858

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e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
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    ISSN: 2525-8923

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