A construção de um portfólio no ensino superior como ferramenta didática elaborada por estudantes de licenciatura em física
Resumo
Este resumo aborda a proposta da construção de um portfólio como ferramenta de sistematização dos conhecimentos em um curso de ensino superior. O uso do Portfólio como parte do processo pedagógico vai muito além de sua aplicação, pois possibilita vivenciar reflexivamente o próprio processo de formação, ao permitir identificar dificuldades, necessidades e concepções que o compõem. O objetivo foi analisar se a implementação desta ferramenta na disciplina de Física Elementar do curso de licenciatura em física contribui para melhorar a compreensão dos conceitos básicos de física, por parte dos estudantes do 1º período, visando desenvolver uma base conceitual sólida que permita sua continuidade no curso. O percurso metodológico envolveu orientar e acompanhar os estudantes em algumas aulas ao longo do 1º semestre de 2019 que consistiu na construção individualizada e customizada deste material, englobando de forma sistematizada os conteúdos, o raciocínio, as tarefas realizadas e sugeridas de acordo com os temas propostos em aula. Os resultados finais foram em termos de ganhos qualitativos ao demonstrarem interesse, uma produção material de forma organizada, sistematizada, autêntica imprimindo, assim a sua “marca” na forma de compreender o conteúdo. Portanto, o uso do portfólio, no ensino superior e em aulas de exatas enquanto auxílio e suporte na compreensão dos conceitos é algo ainda desafiador tanto para o professor que precisa readequar sua metodologia em sala de aula e bem como, firmar logo um contrato pedagógico logo no começo das aulas e por outro lado fazer com que os estudantes incorporem este recurso didático como parte da construção e desenvolvimento de conceitos. Logo, esta combinação entre autoavaliação e a construção da aprendizagem por parte do estudante perpassa pela importância da mediação do professor e da articulação entre teoria e prática, ou seja, uma alternativa de potencializar a aprendizagem e as relações, oportunizando aproximações entre professor e estudantes e pares. Portanto, aponta-se a noção de como pode se dar a sua transposição relacionado ao ensino aprendizagem a serem vivenciadas ao término do curso de licenciatura em física.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v1n1.10835
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923