A formação inicial de professores nos institutos federais de acordo com teses e dissertações

Marcos Fernando Soares Alves, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Marcos Cesar Danhoni Neves

Resumo


O presente estudo, de natureza qualitativa, visa apresentar aspectos marcantes vinculados à formação inicial de professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, aqui definidos como novo lócus de formação docente. Para este propósito, por meio do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, realizamos um estudo do tipo estado da arte em teses e dissertações acadêmicas que foram analisadas considerando os pressupostos da Análise de Conteúdo. Ao longo do trabalho, apresentamos e discutimos algumas características organizacionais e pedagógicas dos Institutos Federais, ressaltando as potencialidades apresentadas nesse espaço formativo e os desafios para a consolidação, com qualidade, dos cursos de licenciaturas ofertados. Notamos que tais instituições, apesar de recentes, apresentam significativa contribuição no campo da formação docente, mas que ainda podem avançar à medida que suas potencialidades sejam bem exploradas.

Palavras-chave


Formação Docente; Ensino de Ciências; Ensino Superior

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v5n1.10794

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