Apocalipse zumbi: uma proposta lúdica de sobrevivência utilizando conhecimentos químicos
Edirene de Lara Pereira, Ana Carolina Nishihara Thie Koki, Mayara de Biassio, Gesieli Prado Cardoso da Silva, Flávia Sutille Miranda, Camila Gabriela Grassmann, Gabrielly Michalsky, Rômulo Strapação Heine, Marcelo Lambach
Resumo
O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e análise de uma atividade aplicada para alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma escola da rede estadual de ensino localizada em Curitiba, a qual buscou mostrar a importância da química no cotidiano dos alunos bem como despertar o interesse pelos conteúdos estudados. A dinâmica da atividade foi inspirada no jogo de tabuleiro Zombicide, que envolve ataques de zumbis e a sobrevivência a eles, sendo que, neste caso, para os jogadores sobreviverem aos ataques, devem usar conhecimentos de química e raciocínio lógico, relacionando seus conteúdos escolares com o referido contexto. O jogo criado por licenciandos durante o PIBID é cooperativo, no qual os alunos participantes, no papel de sobreviventes de um apocalipse zumbi, tiveram que completar missões para sobreviver ao ataque. No decorrer do jogo, os participantes responderam questões relacionadas aos conteúdos de química cujas respostas se corretas tornavam o participante um sobrevivente ao ataque zumbi, já se as respostas estivessem incorretas, os participantes perdiam suas vidas no jogo. Para a conclusão do jogo, os participantes precisaram desenvolver as atividades relacionadas à sobrevivência, entre elas: experimentos sobre a conservação dos alimentos, purificação da água e desenvolvimento de pilhas de energia. Após esse processo, a equipe teve que resgatar um colega que estava no laboratório desenvolvendo a cura do vírus que transformava as pessoas em zumbis. Dessa forma, o jogo elaborado tentou trazer de maneira lúdica e interativa a importância da química para o aluno e o quanto ela pode estar presente no seu dia a dia, passando ou não por uma situação apocalíptica. Os alunos participantes do programa utilizaram perguntas e experimentos químicos para transmitir o conhecimento e expandir assim também a sala de aula. Aplicado no dia 29 de julho de 2019, pela manhã, o jogo apresentou um tabuleiro gigante com experimentos de química básica, desde a separação de misturas até a eletroquímica na físico-química.
Palavras-chave
Ensino de química; jogos didáticos; sobrevivência; ensino médio.
DOI:
10.3895/actio.v1n1.10781
Apontamentos
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923